A obesidade e o risco relativo de cirurgia de protese de joelho em pacientes com artrose

Em estudo publicado na Arthritis Reumatology, Leyland e seus colegas usaram um grande banco de dados na Espanha para avaliar fatores associados à prótese de joelho em pacientes com osteoartrite do joelho (OA) .

Eles descobriram que o risco de submeter-se a cirurgia de prótese do joelho aumenta significativamente com o índice de massa corpórea (IMC) aumentado. Em particular, para os pacientes no maior categoria de IMC (ou seja , obesos III ou um IMC de ≥ 40 kg / m2) , o risco de submeter-se a prótese de joelho foi a mais elevada.

Os autores concluíram que entre os pacientes com OA, as estratégias de redução de peso poderiam potencialmente reduzir a necessidade de substituição do joelho em 31%.

Este estudo demonstra a importância da conscientizacao sobre o problema do sobrepeso/obesidade na sociedade. A população idosa, mais acometida por artrose de joelhos (40 a 50%), deve estar bem aconselhada por uma equipe com ortopedistas, nutricionistas e clinicos no sentido de diminuir as limitaçoes no seu dia-a-dia.
Ref.; Leyland KM , Juiz A, Javaid MK , et al. Arthritis Reumatol. 2016; 68: 817-825